O Semea é o novo restaurante do Chef Vasco Coelho Santos após o sucesso do “filho mais novo”, o famoso Euskalduna Studio. Situado em plena Rua das Flores, o espaço com apenas 26 lugares, promete ser um restaurante de referência na cidade.

‘O espaço’ – Fotografia retirada da página do Semea
O Semea, apresenta um conceito totalmente diferente do Euskalduna (apesar da maioria dos produtos terem origem nos mesmo produtores) o objetivo é, segundo o Chef, criar um ambiente mais “informal e acolhedor” em que os pratos são “para partilhar“. E, para os mais curiosos sobre as criações do Chef Vasco, aqui está uma ótima oportunidade de experimentar os pratos a preços muito mais apetecíveis.
A comida, como já vão perceber, é uma combinação de ingredientes (sempre frescos) e da essência portuguesa, onde são reinventados alguns pratos conhecidos de todos nós. Nesta cozinha privilegiam os produtos frescos, sazonais e portugueses e, por esse motivo, a lista vai variando consoante a matéria prima que vão tendo disponível conseguindo, desta forma, um menu sustentável, que resulta da combinação de excelentes ingredientes.
Iniciámos a nossa refeição com um delicioso couvert: o pão é confecionado na casa e acompanha uma incrível pasta de tomate assado. Já deu para abrir o apetite?
Para petiscar (e partilhar) seguiram-se alguns pratos.
Começámos com um saborosíssimo carapau alimado com pickles (um prato que, para além de fresco, conseguiu “aquela” textura).
Continuámos com mais um prato de peixe, a sardinha curada e braseada (o peixe fresco, mais uma vez, em destaque!).
Seguimos para uma experiência sensorial, o Chef Vasco convidou-nos a provar o prato seguinte para tentarmos adivinhar o que se seria. A tarefa foi difícil e, só ficámos a descobrir depois de nos deliciarmos com aquele “pedacinho” de carne cuidadosamente frito: moleja de vaca acompanhada com molho de anchovas, funcho e rabano picante (surpreendente!)
Seguiu-se um prato de grande destaque do restaurante que já tínhamos lido o quão delicioso era. Claro está, mais um prato que não desiludiu e, certamente, será uma escolha obrigatória na próxima visita: açorda de tomate e, caros, que açorda!
O prato que partilhámos de seguida, bem conhecido da cozinha portuguesa, o pica-pau. Ao molho juntámos, como seria de esperar, o pão incrível do couvert.
Voltámos a entrar num prato de peixe e, quando pensávamos que não seria possível ser mais surpreendidas, chegou à mesa um impressionante tamboril grelhado no carvão acompanhado de couve assada.
Terminámos com umas costelinhas (sim, daquelas de ‘comer à mão’) cozinhadas durante 18 anos acompanhadas com um cremoso puré de aipo.
Claro está que a refeição não poderia ficar por aqui e fomos, mais uma vez, surpreendidas com um saboroso gelado de caramelo salgado e crumble de amendoim e, ainda, a melhor rabanada do mundo. Sim, poderá apreciá-la aqui, acompanhada com gelado de laranja.
Com esta experiência incrível a vontade de experimentarmos o Euskalduna agudizou-se mas, uma coisa é certa, antes disso voltaremos, certamente ao Semea até porque temos mais uma novidade para vocês…
O Semea é um (novo) restaurante aderente ao programa Zomato Gold, ou seja, ao pedir dois pratos, pagará apenas um (embora que, para 2 pessoas aqui, aconselhamos 3 a 4 pratos para partilhar!) Subscreva a aplicação com o código SISTER e usufrua de 25% de desconto na sua subscrição. De que está a espera? Para além deste restaurante, são mais de 1000 restaurantes aderentes em Lisboa e no Porto.
Semea by Euskalduna
Rua das Flores, 179 - Porto
Telefone: +351 938 566 766
Horário: de Terça-feira a Domingo 12:00 . 15:00 | 18:30 . 22:30